sexta-feira, 14 de maio de 2010

Prahlad Jani - um mistério da ciência

Prahlad Jani tem 83 anos e está sob constante vigilância (24h por dia), há já duas semanas consecutivas. Este octogenário está a ser um grande desafio para os investigadores que não conseguem perceber como é que o asceta hindu sobrevive sem comer nem beber desde os seus oito anos de idade.

Desde que recebeu a bênção da deusa Amba Mata que diz passar-se de alimento e bebida, vivendo apenas de energia que recolhe do sol. Para os cientistas, a história é incongruente – estima-se que um homem, em geral, pode passar apenas alguns dias sem água (uma dezena no máximo).

A equipa de investigação iniciou uma experiência de 15 dias, em que o asceta foi filmado ininterruptamente durante 24 horas. Nesse período, não comeu, não bebeu, nem urinou ou defecou.
Um dos neurologistas afirmou que Mataji possui uma capacidade de sobrevivência inexplicável ao nível fisiológico.

Os médicos consideram que perceber como é que se pode sobreviver sem alimento e bebida poderá ajudar para a resistência de militares e ajudar vítimas de catástrofes naturais.

Rui Lopes

2 comentários:

Pedro Lopes disse...

A ser verdade, revolucionará completamente o entendimento que temos até agora da fisiologia do ser humano.
Por outro lado, não deixa de ser intrigante como é q ele sobrevive sem glicose como fonte de energia e sobretudo sem água. Ele certamente terá perdas insensíveis de água como todos nós (pela respiração, sudorese), mesmo supondo que não urina ou defeca. Logo o balanço de água seria negativo e mais tarde ou mais cedo morreria desidratado. Neste momento só acredito em 2 coisas: ou a fonte da notícia é fraudulenta ou entao o sr Jani é um alien lol

Pedro Lopes disse...

Alguns comentários acerca deste caso, pelo Dr. Michael Van Rooyen um emergencista no Harvard’s Brigham and Women’s Hospital e professor associado na faculdade de medicina de Harvard e director da Harvard Humanitarian Initiative:

"But that’s simply impossible"
"He MUST take in water. The human body cannot survive without it." The effects of food and water deprivation are profound, Van Rooyen explained. “Ultimately, instead of metabolizing sugar and glycogen [the body’s energy sources] you start to metabolize fat and then cause muscle breakdown. Without food, your body chemistry changes. Profoundly malnourished people autodigest, they consume their own body’s resources. You get liver failure, tachycardia, heart strain. You fall apart.”