quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Programa informático alerta profissionais de saúde com exactidão durante partos

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e do Instituto de Engenharia Biomédica (INEB) desenvolveram um programa informático capaz de alertar os profissionais de saúde para a ocorrência de baixa oxigenação fetal durante o parto.


Falta de oxigenação pode provocar lesões irreversíveis.

O Omniview-SisPorto analisa sinais provenientes do coração fetal, prevendo com grande fiabilidade a ocorrência de privação de oxigénio durante o parto – cuja consequência pode causar lesões irreversíveis no feto ou levar mesmo à sua morte. No Reino Unido, demonstrou-se que 50 por cento desses casos se devem a uma identificação tardia do problema pelos profissionais de saúde.

O programa é actualmente usado em diversos hospitais: em Portugal, Dinamarca, Holanda, Reino Unido, Suíça e Israel. Trata-se de um sistema único a nível mundial, que analisa os sinais fetais habitualmente monitorizados durante o trabalho de parto, detectando alterações associadas à baixa oxigenação fetal e avisando os profissionais de saúde através de alertas sonoros e visuais, emitidos em tempo real.

Num estudo recente publicado no «American Journal of Obstetrics and Gynecology», demonstrou-se que os alertas vermelhos originados pelo Omniview-SisPorto previram a totalidade das situações de baixa oxigenação fetal com uma especificidade de 94 por cento, demonstrando-se assim que se trata de um sistema com elevada precisão e particularmente útil para monitorizar os sinais provenientes de várias parturientes em simultâneo, um cenário muito comum nos blocos de partos dos grandes hospitais.

Para além disso, o programa ultrapassa a falta de consenso existente na interpretação visual dos sinais fetais. Para o próximo ano estão previstos estudos colaborativos envolvendo equipas de investigação na Suécia, Dinamarca e Reino Unido.




Sara

Nenhum comentário: