Segundo Wolfgang Kiessling disse em entrevista ao jornal britânico «The Guardian», “os corais têm um papel bastante activo na criação de biodiversidade nos oceanos e exportam-na para outros ecossistemas” – o que contraria estudos preliminares que sugerem que as espécies vêm de outros locais e deslocam-se para os corais por estes serem ecologicamente atractivos.
O cientista refere que visto estarem activamente envolvidos na criação de novas formas de vida “é importante proteger os recifes”. E acrescenta: "Se os perdermos, fazemos com que os ecossistemas marinhos percam a habilidade de criar novas espécies no futuro".
Os investigadores alemães, em conjunto com uma outra equipa norte-americana, estudaram uma base de dados que envolveu fósseis de organismos marinhos desde o Período Câmbrico e compararam-na com outras espécies, encontradas em ambientes onde os recifes foram responsáveis por mais de 50 por cento do seu aparecimento. Kiessling concluiu ainda que novas espécies evoluem todos os dias; no entanto, não tão depressa como se extinguem.
Sara
Nenhum comentário:
Postar um comentário